sábado, 10 de maio de 2014

Língua internacional neutra editor Ereni Pereira do esperantoemfoco.blogspot.com

Língua internacional neutra

O Esperanto é a língua que mais cresce no mundo, fruto do trabalho, dedicação, entusiasmo e idealismo de cada pessoa. Zamenhof não somente criou uma língua, mas um instrumento divino que, por ser ponte,meio,caminho, unirá a humanidade.


Essas são algumas frases que vale transcrever e repetir sempre:

O filósofo e escritor Silvio Romero assim se expressou sobre o Esperanto. "O Esperanto é uma consequência natural dos progressos da época. Surgiu no momento oportuno e tem diante de si um grande futuro."

Albert Einstein:" O Esperanto é a melhor solução da ideia da língua internacional"

Aureliano Chaves:  "Nenhuma língua carrega consigo o aspecto de neutralidade e de ser desarmada, por excelência, como o Esperanto".

Gandhi:" Sou favorável a um calendário unificado, da mesma forma que advogo um só valor monetário para todos os países e uma língua auxiliar mundial como é o Esperanto, para todos os povos."

João  XXIII - ' O Esperanto é uma língua internacional de nossa época.'

Julio Verne  - " A chave de uma língua comum, que se perdeu na Torre de Babel, só poderá ser perfeita através do uso do Esperanto."

Pedro Calmon  - "Admirável invenção. Não creio que se estude outro processo mais eficaz de concórdia internacional"

Do livro Esperanto Língua Viva, de Paulo Amorim Cardoso(Fortaleza-CE), extraímos as seguintes frases",

 "O Esperanto, além de ser um idioma, é um elo entre as nações."Para cada povo seu idioma, para todos os povos, o Esperanto. "Todo homem tem o dever de saber dois idiomas: o da pátria e o da humanidade. " Que o homem comum não conheça o Esperanto,isso é tolerável, mas um linguista não saber a estrutura da língua internacional, é imperdoável. " Devagar mas sempre para frente, o Esperanto vai tendo o direito de servir à humanidade, pois para isso foi criado.

O  grande e famoso escritor russo, Leon Tolstoi, aprendeu a gramática do Esperanto em apenas duas horas.

Disse Olavo Bilac  -Grande poeta brasileiro. " O Esperanto é uma língua simples, harmoniosa dúctil"

Dando destaque a finalidade do Esperanto, que é a de ser a língua da comunicação e unir os povos em uma só língua, assim se expressou o Papa Pio X, dizendo que" reconhecia a utilidade do Esperanto para conservar a unidade entre os católicos do mundo", pensamento este que não é senão o de todos os povos do mundo moderno.

2 comentários:

  1. Caro Ereni, adorei ter conhecimento do seu blog e dos pensamentos de vários autores aqui exposto. Esta muito bom e vou ajudar também em sua divulgação! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amiga. Que Deus ilumine você cada vez mais.

      Excluir