quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Esperanto é uma Língua Internacional? Sim, porque não pertence a ninguém, é de todos. editor Ereni Pereira do site esperantoemfoco.blogspot.com


O Esperanto é uma Língua Internacional? Sim, porque não pertence a ninguém, é de todos,

Conversar com pessoas que falam outros idiomas, não é fácil, Você terá que, obviamente, aprender a língua deles ou ele a de você para poder ser entendido na sua linguagem.

Mas, se nós utilizarmos uma língua neutra, diferente, todos se entendem perfeitamente. Esta língua existe e é conhecida em mais de 120 países. Trata-se do idioma Esperanto. Quem primeiro utilizou na prática foi o Dr. Lázaro Ludovico Zamenhof ,., nascido na pequena cidade de Bialistoque, em 15/12/1859, na Polônia. A Polônia pertencia à época ao império moscovita e se falava cerca de 200 línguas diferentes.Só na pequena Bialistoque falava-se quatro línguas oficiais: O Russo, O Alemão,O Polonês e Ídiche,

O Esperanto foi uma língua planejada  e idealizada por um gênio que se imortalizou pela descoberta do Esperanto, uma solução capaz de unir, de futuro, toda a humanidade.

Para dominar completamente a língua é necessário e suficiente de ler,ouvir,escrever e falar diariamente.

O Esperanto funciona na prática, Não é um projeto vazio. O Esperanto cria o gosto do aprendizado de outras línguas. Possibilita conhecer melhor a própria língua.  Proporciona amigos em todo mundo. Coloca as pessoas em contato direto com outros países, de uma forma exclusiva, que seria impossível sem ele.

Já há estudos avançados no sentido da utilização do Esperanto em computadores para tradução simultânea em muitas línguas, devido conter regras sem exceção e não conter verbos irregulares.

Apesar de suas dimensões  o Brasil conseguiu manter a unidade linguística em toda a sua extensão territorial(Do Amazonas ao Rio Grande do Sul todos falam o Português).

Essa unidade linguística difere, portanto, da situação que se observa na Europa Ocidental, cujos países falam dezenas de línguas e dialetos.

ESPERANTO  - Este idioma não pertence a nenhuma nação e, ao mesmo tempo,pertence a todas igualmente. Ele é capaz de reunir elementos de todas as culturas do mundo. Aprendamo-lo.

2 comentários:

  1. Meu caro amigo Ereni! Parabéns pelo vosso blog, mais um canal na internet para a divulgação do Esperanto. Jesus o abençoe nessa linda missão, e estaremos sempre por aqui prestigiando o seu trabalho. Assim como o Esperanto, o blog esperanto em foco também é para todos! :-) Um forte abraço do amigo Igor.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço, sensibilizado,pelo comentário feito ao meu trabalho, servindo como estímulo para continuar divulgando esse idioma, conhecido,internacionalmente, e divulgado em mais de 120 páises. Estou com quase 700 visualizações, aberto em 18/04/2014, que me sinto honrado pela aceitação dos internautas, sejam esperantistas ou não. Toda semana estou alimentando o meu blog para deleite daqueles que amam o Esperanto ou têm interesse em aprendê-lo.

    ResponderExcluir