terça-feira, 6 de maio de 2014

Esperanto, a Língua do Terceiro Milênio editor Ereni Pereira do site esperantoemfoco.blogspot.com

ESPERANTO, A LÍNGUA DO TERCEIRO MILÊNIO

O Esperanto é uma língua internacional, neutra, auxiliar e comum a todos os povos, difundida, hoje, em mais de 120 países. Não interfere nos problemas das línguas ditas nacionais, apenas auxilia e colabora para que haja uma compreensão mútua entre elas,

O seu criador assim se expressou: "Uma centena inteira de grandes invenções não fará na vida da humanidade uma revolução tão grande e tão benéfica, quanto a adoção de uma língua internacional"

O Esperanto foi lançado ao mundo em 26/07/1887 por Lázaro Luis Zamenhof ,na pequena cidade de Bialystok  ,na Polônia Russa,quando publicou o seu primeiro livro nas edições russa,polaca, alemã e francesa sempre às suas custas, por não encontrar editores que acreditassem no projeto.

Valiosas obras da literatura mundial já existem em Esperanto em primorosas traduções, entre elas: O Bhagavad-Gita, a Divina Comédia, Os Lusiades, O pequeno Príncipe, Quo Vades,O Inferno de Dante,Iracema, A Viuvinha, a própria Bíblia e muitas outras. 

Hoje, falada por mais de  10 milhões de esperantistas espalhadas em vários países. Possui um acervo  cultural com mais de 150.000 obras originais e traduzidas compreendendo todos os ramos do saber humano, inclusive a Bíblia.

Na condição de professor de Esperanto há mais de 5 anos venho me dedicando ao estudo da língua. Ela é para mim uma língua viva e internacional, fácil de se comunicar. Depois que eu me aprofundei no estudo do Esperanto me comunico com pessoas através da internet, que moram nos Estados Unidos,França, Alemanha,Grécia, Itália, Pessoas que já foram meus alunos possuem também um forte relacionamento com esperantistas.

A necessidade de uma língua comum torna-se cada vez mais fundamental, à medida que o tempo passa e o mundo evolui, o Esperanto é uma língua fácil,bonita e rica. Alguns estudiosos do idioma chegam a afirmar que ela é 10  vezes mais fácil do que qualquer outra língua. A gramatica do Esperanto possui apenas 16 regras sem nenhuma exceção, que se aprende em poucas horas, É também uma língua fonética e o seu vocabulário é formado de raízes internacionais com características e acentuação forte nas línguas latinas.

O Esperanto é utilizado em todos os Congressos, nacionais e internacionais, com um detalhe interessante:sem interpretes ou tradutores,uma  prova  evidente que a língua é de fácil entendimento e além disso faz com que os seus usuários criem gosto para aprendizado de outras línguas,

O Esperanto não pertence a nenhum país; pertence igualmente a todos os povos.

Junte-se a nós. Seja um esperantista a mais,

Mais informações pelo site:  www.esperanto.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário